quinta-feira, 14 de abril de 2016

Sociedade Árabe de Curitiba produzirá documentário em Foz

O objetivo do documentário é divulgar a cultura árabe e construir um hospital de excelência






Representantes da Saben foram recebidas pela vice-prefeita Ivone Barofaldi   
Texto: Elaine Mota - Fotos: AMN

A vice-prefeita Ivone Barofaldi recebeu na tarde de quarta-feira, (13), a diretora-presidente do Conselho de Senhoras da Sociedade Árabe de Beneficência de Curitiba (Saben), Vera Maria Haj Mussi Augusto, que estava acompanhada da diretora de Filantropia, Luciane Riedi Hajari Traya, pela diretora Social, Terezinha Pereira Abagge e pela cineasta Lu Rufallo. Participaram do encontro também a diretora-presidente da Fundação Cultural, Arinha Rocha, o diretor de Assuntos Internacionais da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), Mohamad Ibrahim Barakat e a servidora da SMTU, Samira Omairi.

O objetivo da visita é a produção de um documentário sobre a imigração árabe no Paraná, com enfoque para a cultura. Para Vera Maria Haj Mussi Augusto, “o vídeo pretende mostrar o legado árabe e o que isso trouxe para o Paraná em termos de gastronomia, arte e arquitetura; não vamos nos fixar na parte religiosa, mas sim na cultura.” “A ideia é fazer esse projeto no Paraná inteiro; entretanto, começamos por Foz do Iguaçu, que tem uma comunidade árabe muito expressiva”, declarou. “Como o documentário possui uma linguagem mais acessível, pretendemos divulgá-lo e o objetivo maior é a construção do Hospital da Beneficência Árabe; queremos fazer um hospital de excelência e é um sonho que estamos correndo atrás para realizar. Viemos buscar apoio logístico junto à prefeitura de Foz, pois estaremos divulgando a cidade”, completou a diretora-presidente.

Arinha Rocha comentou sobre a iniciativa: “a colônia árabe de Foz do Iguaçu tem grande importância, pela cultura, por todo o processo do início da cidade, cuja participação é bastante relevante. Estamos de portas abertas para todos os projetos interessantes que possam divulgar Foz do Iguaçu, principalmente por contar a história do nosso povo e por levar o município para o Brasil e para o mundo”, disse.

Luciane Riedi Hajari Traya destacou o trabalho da Saben: “é uma entidade que tem aproximadamente 23 anos e foi constituída com o objetivo principal de construir o Hospital da Beneficência Árabe. E, enquanto esse projeto não se realiza, o Conselho de Senhoras trabalha com a parte de filantropia, sociedade e cultura”, informou. “Queremos com esse documentário, trabalhar um pouquinho a cultura local de cada canto do Paraná e vamos começar por Foz do Iguaçu, pela importância do município e por ter a maior colônia árabe do estado”, concluiu a diretora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/