Foram 2.587 selfies, sendo que o
alcance das postagens de fotos e vídeos com a hastag #cataratasday2015
começará a ser medido a partir desta quinta-feira (12)
Fotos: Divulgação
As Cataratas do Iguaçu atingiram o recorde de selfies
num único dia em um atrativo brasileiro, marca que foi alcançada na
quarta-feira (11), com 2.587 autorretratos, auditados pelo RankBrasil. A
categoria, criada pelos organizadores do #cataratasday2015, superou todas as
expectativas. O número de moradores de Foz e região que participou da homenagem
às Cataratas para comemorar os quatro anos da eleição como uma das Novas 7
Maravilhas da Natureza, também ficou acima da previsão inicial. Eram esperadas
cerca de mil pessoas, mas os ônibus colocados à disposição da população levaram
2.524 passageiros.
No total, entre moradores e turistas, o Parque
Nacional do Iguaçu recebeu 6.684 visitantes. Para todos, as Cataratas
ofereceram o espetáculo de uma vazão duas vezes superior à normal, que é de
1.500 metros cúbicos de água por segundo. Pela manhã, o volume superou os 3.600
metros cúbicos de água por segundo.
O alcance das postagens de fotos e vídeos com a
hashtag #cataratasday2015 começará a ser medido a partir desta quinta-feira
(12), mas a previsão é que a ação pelas mídias sociais, principalmente
Facebook, Instagram e Twitter, atingirá a meta de impactar cerca de 50 milhões
de pessoas em todo o mundo.
O diretor da Fundação New 7 Wonders, Jean Paul de
La Fuente, elogiou a iniciativa do #cataratasday, já em sua segunda edição. E
adiantou que, no ano que vem, haverá também o #iguassuday, para tornar a ação
ainda mais internacional. Para ele, a eleição das Cataratas como uma das Novas
7 Maravilhas da Natureza, que mobilizou “centenas de milhares de pessoas em
todo o mundo”, trouxe como resultado um aumento do número de visitantes. “Muita
gente vem porque quer realmente conhecer uma maravilha”, afirmou.
O recorde – Embora muito mais pessoas tenham feito
selfies na quarta-feira, o RankBrasil só considerou válidos aqueles em que as
pessoas, logo a seguir, apresentavam um documento para registrar seus nomes.
Luciano Cadari, fiscal do RankBrasil, disse que a ideia de registrar esse novo
tipo de recorde “foi genial”. Segundo ele, “é uma forma saudável de competição
para estimular o turismo no Brasil”.
Além disso, se o número for um recorde mundial,
também será enviado para o Guiness Book, com o qual a empresa brasileira tem
acordo. O RankBrasil existe há 16 anos e foi criado, por coincidência,
justamente num dia 11 de novembro.
Avaliação – O secretário de
Turismo, Paulo Tremarin, que esteve no Parque Nacional do Iguaçu participando
da ação, fez uma avaliação de toda a campanha. “Em 2014, tivemos a participação
de 30 milhões de pessoas, em um contexto geral; este ano, com um pouco mais de
amadurecimento e com mais apoio, principalmente da Itaipu Binacional, da
Prefeitura Municipal e de alguns empresários, inclusive argentinos, além da
municipalidade de Puerto Iguazú, conseguimos, somente nas Cataratas do lado
brasileiro, o recorde de selfies; essas pessoas foram levadas gratuitamente,
por meio de transporte coletivo das empresas que atuam no município, de alguns
ônibus de empresários e veículos cedidos pela Itaipu; então, nossos
agradecimentos a todos”, enfatizou.
“O que ficou muito claro, é a necessidade de nós,
não somente nesse dia, levarmos cidadãos iguaçuenses para conhecer as Cataratas,
pois muitos moradores, infelizmente, não têm condições e acesso a esse e até a
outros atrativos; nós precisamos que os nossos munícipes conheçam o que temos,
para que possamos tratar melhor os turistas ou para dar qualquer tipo de
informação quando questionados por eles nas ruas da cidade”, opinou Tremarin. “O
cataratas Day foi um sucesso e tenho certeza de que se depender do município, todo
ano vamos tentar dar mais estrutura e apoio, não somente a esse evento, mas aos
que já existem e a outros que surgirem”, finalizou.
(Com assessoria)
Nenhum comentário:
Postar um comentário