quarta-feira, 13 de maio de 2015

Secretária e diretora de Turismo de Ilha Solteira (SP) conhecem modelo de gestão turística de Foz

O objetivo da visita é conhecer a cidade e obter informações sobre o turismo local



Fátima Sgarboza e Osmarli Alves Ueno recebem informações sobre a SMTU
Texto e fotos: Elaine Mota

A Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) recebeu na manhã desta quarta-feira, 13 de maio, a visita da secretária municipal de Bem-Estar Social, Cultura e Turismo, Fátima Sgarboza e da diretora municipal de Turismo, Osmarli Alves Ueno, do município de Ilha Solteira (SP). As autoridades foram recebidas pelo secretário de Turismo, Paulo Tremarin, pelo secretário Adjunto, Altair Garcia, pelo diretor de Desenvolvimento de Turismo, José Borges Bomfim Filho e servidores das diferentes áreas da SMTU.

Fátima e Osmarli receberam informações sobre a estrutura da SMTU, Núcleo de Projetos, Postos de Informações Turísticas e Teletur, legislação, Observatório do Turismo e sobre a Gestão Integrada. Puderam, assim, conhecer os projetos em andamento, as pesquisas realizadas e todas as atividades relacionadas à Coordenadoria de Marketing.

Segundo Fátima Sgarboza, “Foz do Iguaçu é referência nacional e isso também motivou a nossa visita, além do fato da cidade ter a maior usina hidrelétrica; queremos agilizar a visitação à nossa barragem que existe, mas é muito pequena e não tem o profissionalismo que existe aqui”, destacou.

A secretária ressaltou que “no estado de São Paulo são 70 estâncias turísticas, e estamos desenvolvendo um turismo em conjunto; temos na região um Complexo, com as usinas de Ilha Solteira, Jupiá e Três Irmãos; pretendemos desenvolver a logística de visitação que existe aqui, na Usina de Itaipu; queremos saber os trâmites, para entendermos e aplicarmos na nossa região”, completou.  

Osmarli Alves Ueno citou também o porquê da escolha por Foz: “temos a cidade como referência e isso vimos não somente pela mídia, mas também por meio da Associação das Prefeituras das Cidades Estâncias do Estado de São Paulo (APRECESP). Os gerentes da associação nos disseram para conhecer o modelo de Foz do Iguaçu, do turismo em relação à usina, que temos lá também, mas que, por enquanto, não é utilizada para fins turísticos”. “Esperamos obter mais informações sobre como ocorre a parceria na gestão do turismo que acontece aqui”, afirmou.

Para o secretário Paulo Tremarin, “a Secretaria de Turismo está sempre de portas abertas para outros municípios que têm interesse em conhecer a nossa estrutura e o desenvolvimento turístico de Foz do Iguaçu; nessas oportunidades, nós mostramos o que temos e o que fazemos para o turismo, mas, acima de tudo, também aprendemos com essas pessoas, que nos trazem seus anseios e também suas realidades”, concluiu.  

Ilha Solteira – É um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo Estado de São Paulo. A cidade surgiu em 1968 para abrigar os trabalhadores da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira. Localizada próxima à divisa de São Paulo com o Mato Grosso do Sul, tem uma população estimada de 26 mil habitantes. A usina de Ilha Solteira é a terceira maior do Brasil e a maior do Estado de São Paulo. Está localizada no rio Paraná, sendo iniciada em 1965 e concluída em 1978.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/