quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

COMTUR aprova Linha Executiva para Foz do Iguaçu



Linha de ônibus diferenciada ligará o centro da cidade ao aeroporto; na 1ª. reunião ordinária do ano também foi apresentado o projeto do Mercado Público Municipal




Conselheiros se reuniram na terça-feira, 24, na sede do COMTUR
Texto e fotos: Elaine Rodinski

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua 1ª. reunião ordinária de 2015, na tarde de terça-feira, 24 de fevereiro. Participaram do encontro, membros de 21 entidades, das 36 que integram o conselho. O primeiro tema a ser tratado foi sobre o projeto do Mercado Público Municipal, realizado por técnicos da Fundação Parque Tecnológico de Itaipu (FPTI).

Segundo Licério Santos, presidente do conselho, “começamos o ano de 2015 com dois assuntos muito interessantes, que é o Mercado Público e a Linha Executiva; se nós chegarmos ao final de 2015 e tivermos esses assuntos definidos, mais a questão do Parque Nacional resolvida, seguramente, este ano ficará marcado na história do COMTUR, tamanho o peso desses temas”.  

Mercado Público Municipal – Segundo Jaime Nelson Nascimento, da Itaipu, o projeto vem sendo objeto de um trabalho intenso de uma equipe grande, que visitou mercados públicos pelo Brasil e estudou com especialistas de negócios dentro desse segmento. “O processo está em um estágio bem avançado e agora é necessário torná-lo público para buscar mobilização e envolvimento da comunidade; o início é aqui no conselho e, posteriormente, deve ser objeto de audiência pública para apresentar à população e fazermos possíveis correções para se seguir adiante”, declarou Nascimento.

João José Passini, gestor de projetos com o BNDES no PTI, fez a apresentação do projeto do mercado, que estará localizado à Avenida José Maria de Brito com a rua Di Cavalcanti, onde funcionava o DRM da Prefeitura Municipal. Foram apresentadas ilustrações e um vídeo em 3D, mostrando a fachada principal, acessos, estacionamento e interior do local. “Um mercado público é hoje uma referência para turistas e moradores, onde você encontra a cultura local, expressões artísticas, o artesanato, a gastronomia e produtos regionais”, explicou.

Segundo Passini, espera-se a geração de quase 2 mil empregos, e o prazo de conclusão da obra é de 2 anos e meio, tempo que vai depender da captação de recursos, sendo que a expectativa de inauguração é para o final de 2017. “Estamos buscando recursos não reembolsáveis e contaremos também com a venda dos espaços, e eventualmente, poderemos contrair financiamento.” Para ele, a receptividade no conselho foi muito boa. “Contamos com as lideranças do município nesse processo; o COMTUR é realmente parceiro; os membros foram apoiadores e desejosos de que o projeto tenha sucesso”, destacou.

Linha Executiva – A linha de transporte urbano diferenciada ligando o centro da cidade ao aeroporto, foi amplamente debatida. Licério enfatizou que o tema já vem sendo discutido há bastante tempo e que ganhou corpo maior a partir de uma pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTU) – Observatório do Turismo. O levantamento, denominado “Perfil do Usuário do Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu” foi realizado no período de 17 a 21 de novembro de 2014 e contou com um universo de 558 amostras. Do total de entrevistados, 82,1% eram brasileiros, enquanto 17,9% eram estrangeiros. Com relação à utilização de uma linha executiva em outros locais, 54,1% informaram não fazer uso do serviço. Porém, constatou-se que 89,8% dos pesquisados apoiaram a iniciativa de uma linha executiva para Foz do Iguaçu.  

Licério comentou que o FOZTRANS está trabalhando no projeto. Carlos Juliano Budel, diretor superintendente do instituto e Pricila Mantovani, engenheira de Tráfego, informaram que existem duas propostas de trajeto e que estão sendo feitas simulações para uma melhor operacionalização da linha, com base, inclusive, nos resultados da pesquisa realizada pela SMTU.

Irio Bubiak, do Sindicato dos Taxistas, questionou sobre o tipo de ônibus, preço a ser praticado, bagagem, entre outras preocupações. Paulo Cezar Tremarin, secretário municipal de Turismo, informou sobre pesquisas realizadas no FOZTRANS, quando esteve à frente do instituto. “Estudos apontaram o trajeto, o modelo do ônibus, que não contemplaria bagageiro para carregar grandes malas; tínhamos feito levantamentos em que o valor seria na época, de aproximadamente 16 reais; portanto, uma família com 4 pessoas não seria conveniente utilizar o transporte; o profissional de táxi não perderia o seu cliente”, defendeu.

O projeto entrou em votação e os conselheiros o aprovaram por unanimidade, sendo criado um grupo de trabalho para tratar do tema e fazer as análises necessárias. Licério afirmou: “vamos dar todo o suporte ao FOZTRANS; nós entendemos que, dessa forma, teremos uma solução ideal em termos do veículo, qualidade, equipamentos, roteiro e inclusive, a questão do preço”.

Linha Parque Nacional – Licério aproveitou para levantar a questão da linha Parque Nacional no período de grande movimento na cidade. “Não podemos tratar essa linha nos feriados como um final de semana comum; no carnaval, tivemos problemas de superlotação e solicitamos para que o FOZTRANS gestione junto à concessionária no sentido de buscar as soluções”. Budel disse que já está definido que a empresa deverá disponibilizar veículo extra na garagem para emergências, visando sanar eventuais problemas nos finais de semana e feriados.

Ainda sobre transporte, o presidente do conselho citou a falta de estacionamento para embarque e desembarque de ônibus em frente a hotéis no centro da cidade. “Várias situações delicadas têm sido verificadas, principalmente na rua Marechal Deodoro; estamos na iminência de acidentes, por conta da falta de recuo, de isolamento para os ônibus.” Budel citou problemas históricos de planejamento no município, com instalações comerciais sem estacionamento e relatou dificuldades em outros locais e não somente em frente a hotéis, mas na JK e Jorge Schimmelpfeng e que a equipe especializada do FOZTRANS tem feito o possível para realizar estudos e melhorias nesse sentido.

Evento de inovações – Mariangela Lückmann, da Associação Brasil Internacional de Inventores (ABIPIR), convidada para a reunião pelo Instituto Polo Iguassu, anunciou a realização de um grande evento no Centro de Convenções de Foz do Iguaçu para 2015. Será um encontro de inventores, que envolve tecnologia, denominado de Innovacities Lationamerica, e que acontecerá no período de 10 a 13 de novembro, com a participação de inventores, empreendedores, estudantes e que são esperadas milhares de pessoas, vindas de todas as partes do mundo.

Ao final da reunião, foi assinado o Plano de Trabalho da Gestão Integrada do Turismo de Foz do Iguaçu para 2015. A Gestão Integrada é formada pela Prefeitura Municipal de Foz, a Itaipu Binacional, o Fundo Iguaçu e o Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), com anuência do COMTUR. O plano estabelece o percentual de cada parceiro nos investimentos em projetos de infraestrutura e na divulgação dos atrativos do destino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/