quarta-feira, 2 de julho de 2014

Licério Santos foi eleito presidente do COMTUR

Eleição foi por aclamação e Simone Villanueva é a vice-presidente

Conselheiros se reuniram na terça-feira, dia 1º, na sede do conselho

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua 3ª. Reunião Ordinária do ano, na terça-feira, 1º de julho, exclusivamente para eleger sua nova diretoria – gestão 2014/2015. Com chapa única, foram eleitos, por aclamação, Licério Santos, como presidente, representante da AGETURFI, e Simone Villanueva, vice-presidente, e que representa a ABIH no conselho. Newton Paulo Angeli deixou a presidência, após dois mandatos consecutivos, e tinha como vice, Fernando Martin, na primeira gestão, e Carlos Silva na gestão que se encerrou.  

Participaram da reunião representantes das seguintes entidades: ABAV, ABIH, ABEOC, ACIFI, AGETURFI, AMUTUR, Câmara de Vereadores, Colégio Agrícola, FOZTRANS, FPTI, ICVB, ICMBIO, INFRAERO, Instituto Polo Iguassu, ITAIPU, Paraná Turismo, SECHSFI, Secretaria Municipal de Turismo, SENAC, SINDETUR, SINDHOTÉIS, SINDTAXI, SINGTUR e UNIOESTE.


Paulo Angeli enfatizou a presença maciça dos conselheiros. “Isso demonstra a confiança e força para o próximo presidente e vice que estão assumindo”, relatou. Em entrevista, Angeli destacou as ações que o conselho desenvolveu nos seus 2 anos de mandato, culminando com as questões que envolveram o transporte turístico no parque. “O conselho sempre participou de forma ativa dos assuntos do turismo e sempre correspondeu quando provocado”, disse.


O novo presidente, Licério Santos, agradeceu pelo apoio recebido de representantes de entidades que se manifestaram e que o motivaram a tomar a decisão de concorrer à presidência do COMTUR. “Isso nos enobrece e mostra a maturidade da entidade; nós percebemos claramente a força, a importância que o conselho tem para o turismo de Foz do Iguaçu e que aliás, é um exemplo nacional, em termos de organização do segmento”. “Eu e a Simone Villanueva sabemos da responsabilidade de correspondermos ao esperado, de estarmos vigilantes a todas as necessidades do COMTUR e aos interesses do turismo local, convergindo sempre para um consenso”, comentou.  


Continuidade – Licério Santos defendeu a continuidade do que já vem sendo feito. “Se nós levarmos a cabo só as responsabilidades e os assuntos em andamento que temos dentro da entidade, tenho certeza que teremos muito trabalho, como por exemplo, a Conferência Municipal de Turismo, que pretendemos fazer acontecer novamente, com o apoio da Secretaria de Turismo e demais entidades; nós temos a manutenção da atividade econômica das agências receptivas e todos os profissionais de turismo dentro do Parque Nacional do Iguaçu, com o apoio do ICMBio e demais entidades que têm ligação a esse assunto”, lembrou. “Sabemos da responsabilidade de uma tarefa pesada que é a revisão do Plano de Manejo do parque, cujo nosso papel sempre será de consenso, mas também de responsabilidade com a comunidade”, ponderou.


Orçamento – Um dos temas defendidos por Licério foi a questão da dotação orçamentária da Secretaria Municipal de Turismo. “Temos que ter uma secretaria com autonomia um pouco maior em termos financeiros para executar aquilo que se pretende; a secretaria tem um banco de projetos magnífico, uma equipe de profissionais muito competente e às vezes fica restrita e tendo que esperar apoio financeiro de outras entidades, como a Itaipu, que está sempre apoiando”, opinou.

Simone Villanueva agradeceu a presença de todos e também à confiança de Licério Santos, que a convidou para fazer parte da diretoria. “Espero, realmente, que possamos cada vez mais contribuir com o desenvolvimento do turismo e continuar, consolidar cada vez mais esse trabalho que já vinha sendo feito”, manifestou a empresária.

Jaime Nelson Nascimento parabenizou pelo trabalho e pela parceria de Paulo Angeli e também à nova gestão. “A participação aqui hoje demonstra uma aprovação de um início de trabalho; na governança do turismo na cidade, o COMTUR é fundamental, é a primeira camada da governança, e para a secretaria, a sua boa atuação é fundamental como instrumento de definição das políticas e de apoio”.

O secretário complementou: “no COMTUR, buscamos o equilíbrio, e acatamos o que o setor define; temos vários desafios pela frente, como a conferência, que é um processo importante para fazer a comunidade se envolver com o turismo, avaliar o que foi feito e o que não foi; e esperamos que as entidades continuem trazendo os assuntos para o COMTUR, que as questões sejam tratadas aqui”.


Mandato – O mandato no COMTUR é de 1 (um) ano, sendo permitida a reeleição apenas por mais um período de mandato consecutivo. 


O COMTUR está localizado na Avenida das Cataratas, no Centro Municipal de Turismo, em frente ao Hotel Bourbon e a próxima reunião ordinária está prevista para o dia 17 de julho.


Texto e fotos: Elaine Mota


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/