quarta-feira, 2 de abril de 2014

Teletur: 25 anos de informações aos turistas

Serviço de informações turísticas por telefone completa 25 anos no dia 3 de abril

Arides Junior, em atendimento no Teletur - Foto: Elaine Mota

O Teletur – sistema de informações turísticas via telefone, está completando 25 anos de existência. Foi implantado no dia 03 de abril de 1989 e funciona na sede da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), sendo acessado em nível nacional pelo telefone 0800-45-1516. São 14 servidores concursados e 4 estagiários do curso de Turismo das faculdades locais, todos bilíngues, que dominam o idioma inglês.

Os servidores prestam informações sobre toda a oferta turística existente em Foz do Iguaçu, e as mais procuradas são: necessidades de visto; trâmites das aduanas Brasil e Paraguai, horários do transporte urbano e trajetos para os principais atrativos, preços e contatos dos pontos turísticos, além de dados de hotéis, agências e restaurantes.

No Teletur, os funcionários atendem a solicitações de informações e registram sugestões, para melhoria do receptivo local. Também é possível fazer o registro de reclamações sobre a qualidade dos serviços prestados pelos segmentos ligados ao turismo da cidade.

Histórico – O sistema teve início com o número 139, posteriormente, 1516 e desde 1999, passou para 0800-45-1516, com ligação gratuita. Funcionava na rua Almirante Barroso, depois na rua Rio Branco, juntamente com o posto de informações turísticas, que também se denominava “Casa do Ingresso”. No ano 2000, passou para o Edifício Classic, na rua Xavier da Silva;  no mesmo ano, transferiu-se para a Praça Getúlio Vargas e desde 2011, funciona na Avenida das Cataratas, no Centro Municipal de Turismo, na SMTU.

Em 1989, a consulta de informações era por meio de pastas e papel. Não se dispunha de computadores como atualmente. Naquela época, trabalhava no Teletur, Karin Rossana Pan, e depois, entraram Joice Gonçalves e Leida Sartori. O secretário municipal de Turismo era o empresário Antonio Hernandes Gonzales Junior. Posteriormente, com a criação de Postos de Informações Turísticas, já com a Foz do Iguaçu Turismo S/A (FOZTUR), empresa de economia mista, entraram outros funcionários.

Pastas utilizadas pela equipe em 1999 – Foto: Acervo Departamento de Desenvolvimento de Turismo

Para Karin, que permaneceu na função por 2 anos e meio e atualmente trabalha em um hotel da cidade, “era algo bastante novo, recém implementado; a intenção, na época, era a melhor possível, ter pessoas especializadas, bilíngues, preparadas para prestar informações sobre a cidade e o turismo”, relatou. “As mesmas funcionárias que atendiam às solicitações, é que pesquisavam e atualizavam o banco de dados”, disse.

Joice Gonçalves trabalhou por um ano no Teletur. “Tínhamos pastas, era tudo muito primário, mas todos os dados estavam lá, número de telefones de hotéis, agências, e tínhamos algumas pessoas que ajudavam na verificação dos dados, que iam a campo, e nós auxiliávamos na renovação das informações, mas por telefone” lembrou. “E à noite, acionávamos uma secretária eletrônica, e todos os dias de manhã, tínhamos que escutar os recados e dar os retornos”, completou.

Para Vania Otremba Rouver, que iniciou suas atividades no Teletur em julho de 1989 e que ainda pertence à equipe de servidores, as lembranças estão muito vivas na memória. “Ficávamos em uma sala bem pequena, e era tudo muito diferente de hoje; tínhamos cursos sobre como atender ao telefone, de boas maneiras, ministrados por profissionais, e, isso era um diferencial, são coisas que eu aprendi naquela época e que eu levo para sempre”, comentou. “E tivemos vários anos de atendimento 24 horas, em regime de escala; de madrugada sempre tinha ligações, pois o Teletur era muito divulgado em nível nacional e internacional”, ressaltou.

Lara Luciana Leal Seixas, chefe da Divisão de Serviços Turísticos da SMTU, citou a formação dos servidores. “A equipe atual é composta por 10 atendentes que ingressaram por concurso em 2001, e outros 4 que ingressaram em 2012, sendo que destes, todos são graduados, alguns em Turismo, outros em Hotelaria, História, Letras; alguns têm pós-graduação, outros têm uma segunda faculdade”, afirmou. “Temos uma equipe multidisciplinar, com um alto nível de qualificação que se apresenta para oferecer o melhor atendimento aos turistas e também à comunidade que procura pelo serviço; os servidores, muitas vezes, acabam fazendo o trabalho de intérprete, no auxílio a taxistas e a recepcionistas de hotéis”, enfatizou.

O secretário municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento, parabenizou os funcionários pelos 25 anos do Teletur e destacou: “é uma importante atividade de esclarecimentos aos turistas e também de divulgação da atratividade local e serviços que Foz do Iguaçu tem para oferecer aos visitantes”.

Casa do Ingresso, localizada na rua Rio Branco – Foto: Acervo Departamento de Desenvolvimento de Turismo

Registros – O sistema, um dos pioneiros no Brasil, registrou desde o ano 2000 até 2013, aproximadamente 100 mil ligações, com uma média de 8 mil telefonemas/ano.

O Teletur tem sua estrutura localizada na Avenida das Cataratas, 2.330 e pertence ao Departamento de Desenvolvimento de Turismo. O atendimento é diário, incluindo sábados, domingos e feriados, das 7h às 23h. 

Texto: Elaine Mota

Um comentário:

  1. Sessão nostalgia! Parabenizo ao Jaime (secretário de turismo) e TODA a equipe pelo trabalho de resgate histórico desses 25 anos de existência desse trabalho de informações turística, que em seu início foi pioneiro, audacioso e principalmente modelo para todo o Brasil, vindo a ser adotado posteriormente pela própria Embratur em nível nacional. Essas meninas que corajosamente, capitaneadas por um excelente corpo técnico, faziam um serviço de revezamento para atender por telefone durante as 24 horas do dia, na sede da Foztur, na Almirante Barroso e posteriormente na Casa do Ingresso (posto de Atendimento da Av. Rio Branco). A polícia militar, guarnecia o posto de atendimento, porém não era raro a falta de soldado e as funcionárias ficarem expostas até a chegada dos mesmos, a toda sorte de perigos da madrugada. E... ainda para complicar mais a vida dessas atendentes, tinha o hábito de ligar sempre em diferentes horários, como turista para avaliar o atendimento das mesmas e, a honestidade da informação prestada. Gostaria de parabenizar e agradecer sinceramente a toda a equipe (back e front) que nesses 25 anos lutaram para a implantação e manutenção desse maravilhoso serviço. Um abraço fraterno a todos.

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