sexta-feira, 25 de abril de 2014

Grupo de Xiamen conhece Foz com objetivo de investir na cidade

Xiamen, na China, é cidade-irmã de Foz do Iguaçu desde o ano passado

Grupo foi recebido pelo prefeito Reni Pereira 

O prefeito Reni Pereira, o secretário de Turismo, Jaime Nelson Nascimento e o diretor de Assuntos Internacionais, Mohamad Ibrahim Barakat, estiveram reunidos nesta sexta-feira, 25, no Hotel Bourbon, com representantes do governo da cidade de Xiamen, República Popular da China. Participaram do encontro também o presidente da Câmara de Vereadores, José Carlos Neves da Silva, o presidente da Câmara Internacional de Desenvolvimento e Comércio Panamericana do Mercosul e Países Asiáticos (CIDECOM), Adriano Cauhi e o empresário Névio Rafagnin.

O grupo chinês, formado por 5 pessoas, veio para Foz do Iguaçu a convite da CIDECOM, com o propósito de conhecer o município e realizar parcerias na área de turismo, e também estudar a região, pois tem a intenção de investir na cidade.

As autoridades são de diferentes áreas da cidade de Xiamen. He Qing Qiu é diretor do Comitê Permanente do Legislativo do município, You Liping, diretor do Escritório de Assuntos Exteriores do Governo Municipal, Huang Xin Ying, diretor geral substituto do Escritório de Assuntos Internacionais, Jiang Jje, presidente do Hospital Associado da Universidade de Xiamen e Lin Jian, membro do Comitê Distrital do município.

He Qing Qiu repassou para o secretário Jaime Nascimento, dados sobre a movimentação turística vivenciada na China e o que ele considera importante para que Foz do Iguaçu possa trazer mais turistas de seu país para cá. “O que faz os chineses decidirem por fazer uma viagem são: em primeiro lugar, o meio de transporte, em segundo lugar, é a questão econômica e em terceiro, a segurança”, destacou. O diretor convidou o prefeito Reni Pereira para que Foz do Iguaçu esteja presente em um evento internacional que acontece anualmente no mês de setembro em Xiamen, oportunidade de divulgar o município.

Adriano Cauhi citou a viagem feita à China, em setembro do ano passado. “Quando estivemos na China com o prefeito, juntamente com o presidente da Câmara e o secretário de Turismo, fomos para assinar um tratado de cidade-irmã, entre Xiamen e Foz do Iguaçu; o propósito da CIDECOM foi interligar essas duas cidades e trocar experiências”, disse. “Xiamen, há 6 anos, recebia 1.200.000 pessoas, e hoje, recebe 45 milhões de visitantes; fomos ver que tipo de gestão que eles fizeram para aumentar o volume de turismo e de negócios, informou.”

Cauhi explicou a intenção dos representantes da cidade de Xiamen na vinda à Foz. “Eles querem estreitar o intercâmbio de turismo; também vieram com o propósito de buscar uma área de 3 mil hectares, pois têm a intenção de criar um parque industrial no Brasil, uma vez que estão sendo incentivados pelo governo chinês a expandirem seus negócios”. “Eles escolheram Foz do Iguaçu pelo fato de ser cidade-irmã, também pela tríplice fronteira e pelo Mercosul; o grupo está tentando acelerar esse processo, para verificar o que se pode antecipar com um protocolo mais efetivo para que isso se concretize”, enfatizou o presidente da CIDECOM.


O prefeito Reni Pereira deu as boas-vindas ao grupo e relatou sobre a visita à China. “Foi uma excelente experiência visitá-los e conhecer a cidade de Xiamen, e nossa intenção, com esse intercâmbio, é que os chineses possam cada vez mais vir à Foz, pois é um mercado de grande interesse para o nosso município”.

O grupo tinha em sua programação a visita às Cataratas na tarde desta sexta-feira, devendo deixar a cidade nesta noite.

Texto e fotos: Elaine Mota




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/