Iguassu CVB comemora dados positivos
resultado de ações estratégicas
Foto: Elaine Mota
O Iguassu
Convention & Visitors Bureau comemora a alta do turismo no primeiro
quadrimestre deste ano. O destino registra crescimento na visitação de
turistas, movimentando assim vários setores da economia, como hotelaria,
gastronomia e toda indústria de eventos. Dentro desse cenário, o Instituto tem
contribuição decisiva na conquista desses indicadores.
Considerado
o termômetro do turismo iguaçuense, o Parque Nacional do Iguaçu recebeu 605.208
visitas de janeiro a abril de 2017; alta de 14,12% em relação ao mesmo período
do ano passado. Já os meios de hospedagem registraram ocupação de 62,1% de
janeiro a março, quatro pontos percentuais acima da média de 58,1% no período
equivalente de 2016 (os dados de abril estão em fase de tabulação)
Os
indicadores são resultados do trabalho contínuo da Gestão Integrada do Turismo,
onde o Iguassu CVB atua de forma intensa na divulgação do Destino Iguaçu no
Brasil e no exterior, com captações de eventos, visitas técnicas para
reconhecimento da infraestrutura da cidade, capacitação de agentes e operadores
de turismo, fortalecimento dos atrativos turísticos e atendimento à imprensa
para geração de mídia.
Segundo o
diretor executivo do Iguassu CVB, Basileu Tavares, a alta no turismo é
resultado do trabalho estratégicos a curto, médio e longo prazo feito pela
Gestão Integrada do Turismo. “Os atuais indicadores são frutos, sobretudo, das
ações realizadas em anos anteriores para o fortalecimento e divulgação do
Destino Iguaçu”, afirma.
ICVB - Este ano, por exemplo, o Iguassu
Convention & Visitors Bureau foi responsável, até o momento, pela captação
de 14 eventos que serão realizados nos próximos anos. Juntos, eles serão
responsáveis por mais de 7,9 mil participantes, que devem injetar mais de R$ 13
milhões na economia local, considerando gasto médio de R$ 437 por participante
em cada dia na cidade.
Para
complementar as ações com foco no aumento do fluxo e permanência de turistas na
cidade, o Iguassu CVB promoveu os workshops “Destino Iguaçu, Vive esta
energía!” no Chile, Paraguai e Uruguai e a campanha “Iguaçu tem a maior queda
por Você” nas cidades de Curitiba, São Paulo e Santo André, capacitando assim
550 agentes de viagens dessas regiões. Realizou ainda o workshop “Foz do
Iguaçu, Destino de Eventos” em Curitiba.
Também
visitou entidades de classe em São Paulo e Brasília, além de organizar o
Iguassu Meeting Experience (IME) com apoio do SEBRAE em Foz do Iguaçu. O
Instituto capacitou a equipe de agentes de vendas do HotelDo do Brasil, que
realizou sua Convenção na cidade.
E as
ações de promoção do Destino não acabam aí. Incluem ainda participações, ao
lado de parceiros estratégicos, nos seguintes eventos: Vakantiebuers (Holanda),
Feira Internacional de Turismo (Espanha), The New York Times Travel Show
(Estados Unidos), Convenção Nacional de Vendas CVC (Foz), Abroad Mice (Belo
Horizonte), ANATO (Colômbia), ITB Berlim (Alemanha), Salão Paranaense de
Turismo (Curitiba), LACTE - Latin American Corporate Travel Experience (São
Paulo), WTM - World Travel Market Latin America (São Paulo) e Braztoa
(São Paulo).
Estas
ações contaram com o apoio de mais de 50 mantenedores presentes, dentre hotéis,
agências, gastronomia e atrativos da tríplice fronteira. Entre elas, vale
destacar que a Convenção de Vendas CVC 2017 merece um destaque diferente, pois
reuniu em Foz do Iguaçu 1.500 líderes de vendas de viagens do Brasil,
oportunizando que o Destino recebesse um grande famtour na ocasião.
Mais
ações – E como o
trabalho no Iguassu Convention & Visitors Bureau não para nunca, já é
possível destacar as ações confirmadas para este bimestre de maio e junho.
Entre elas novas etapas da campanha "Iguassu tem a maior queda por
você!", em Florianópolis, Joinville, Rio de Janeiro e do workshop
"Destino Iguaçu, vive este energía!", em Buenos Aires e Mar del Plata
(Argentina).
Durante
as próximas semanas, a equipe do Iguassu CVB também estará presente no Abroad
Mice (Rio Janeiro), IMEX Frankfurt (Alemanha), Fiexpo Latinoamerica (Chile),
Experience Latin America e The Meetings Show (Inglaterra) e Festival de Turismo
das Cataratas (Foz do Iguaçu). Por fim, estão confirmados a realização de um
famtour de entidades em Foz e visitas as entidades de classe no Rio de Janeiro.
Mídia – Já em relação aos press trips,
o Iguassu CVB recepcionou a snapchater brasileira Thaynara OG, além de várias
equipes de comunicação, entre elas da Avianca, da Travel 2 Latam, da TV Trip
Brasil, Virtuoso e AllSet Concierge, Viaje Comigo e Sapo Viagens. O atendimento
as equipes gera mídia espontânea e qualificada, impulsionando a vinda de
turistas ao destino.
Segundo
Basileu Tavares, tudo isso culmina na satisfação de associados que realizam
negócios nestas oportunidades, criadas pelo Iguassu CVB. “O discurso comum
entre estes empresários é o reconhecimento das muitas ações que estamos
realizando, mas isso tudo só é possível porque planejamos juntos e estamos
executando juntos. Assim conseguimos elevar nossos indicadores”, conclui.
RESUMO AÇÕES IGUASSU CVB
|
|
Eventos
apoiados
|
21
|
Eventos
captados
|
14
|
Eventos
em prospecção
|
29
|
Viagem
de prospecção
|
7
|
Visita
de inspeção
|
12
|
Viagem
de familiarização
|
2
|
Boletim
de oportunidade
|
36
|
Rodada
de negócios
|
4
|
(Assessoria ICVB)
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