terça-feira, 11 de abril de 2017

Brasil dispensará vistos para países estratégicos



A expectativa é que entre os países beneficiados com a medida estejam os Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália


Texto: Elaine Mota (com assessoria)
Gráfico: Ramiciely Carlessi
O Ministério do Turismo divulgou recentemente que os turistas estrangeiros de países considerados estratégicos para o Brasil serão beneficiados com mudanças nos procedimentos e exigências para obtenção de visto. Ainda segundo o ministério, o anúncio será feito pelo ministro Marx Beltrão ainda no mês de abril, e deverá atender cidadãos de países como Estados Unidos, Japão, Canadá e Austrália.

A iniciativa faz parte de um pacote de medidas que serão implementadas para incrementar o turismo no Brasil, alavancar a economia e promover a distribuição de renda com a chegada de mais visitantes e a expansão do turismo interno.

Em entrevista à Agência de Notícias do Turismo, (ANT), o ministro Marx Beltrão informou que a proposta do Ministério do Turismo é fazer um teste por um período experimental de dois anos e medir o impacto. “Cada visitante, pela nossa proposta, pode ficar apenas 90 dias no nosso país; caso a dispensa não movimente a economia como esperamos, o governo pode recuar e voltar a exigir os vistos”, destacou o ministro.

O ministro explicou como foram selecionados os países a serem beneficiados: “pelo elevado fluxo emissivo internacional; histórico positivo no envio de turistas ao Brasil; elevado gasto de turistas no Brasil; baixo risco migratório e baixo risco para a segurança nacional.” “E, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), medidas de facilitação de viagens, como a dispensa do visto, podem gerar um aumento de até 25% no fluxo dos destinos envolvidos. Usando como base este estudo e o histórico dos gastos dos turistas dos países beneficiados, projetamos uma receita de até R$ 1,4 bilhão com a medida em dois anos”, enfatizou Marx Beltrão.

Destino Iguaçu – Em Foz do Iguaçu, os 4 países citados que deverão ser beneficiados com a dispensa de visto, têm destacada importância no movimento de turistas registrado no Parque Nacional do Iguaçu, especialmente os Estados Unidos. Segundo dados do ICMBio de 2016, o parque registrou a entrada de 30.763 turistas norte-americanos; 13.127 japoneses; 13.844 australianos e 5.112 canadenses. No ranking de 2016, os Estados Unidos estão em 4º lugar; Japão é o 13º colocado; Austrália é o 12º e o Canadá está em 21º lugar, de um total de 196 países estrangeiros.

Segundo o secretário municipal de Turismo Lourenço Kurten, “caso esse projeto seja aprovado, o Destino Iguaçu será beneficiado, pois esta medida é uma reivindicação antiga do trade turístico de Foz do Iguaçu, principalmente no que se refere à solicitação de vistos para canadenses e americanos”, ressaltou. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/