terça-feira, 22 de março de 2016

Novo edital de concessão do Centro de Convenções será lançado nos próximos dias

Reunião realizada no Comtur teve a aprovação do novo texto e contou com a participação do prefeito Reni Pereira



 Texto e fotos: Elaine Mota

Foi realizada na manhã de terça-feira, 22, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) uma reunião para apresentação do novo texto do edital de concessão do Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (Ceconfi). Participaram do encontro o prefeito Reni Pereira, o diretor-presidente do Ceconfi, Djalma Pastorello, o secretário de Turismo, Paulo Tremarin, o secretário da Fazenda, Ademar da Silva, o presidente do COMTUR, Licério Santos, o procurador-geral adjunto do município, Willy Costa Dolinski, o diretor de Desenvolvimento de Turismo da Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), José Borges Bomfim Filho, além de técnicos da SMTU e do Centro de Convenções.

Foi feita uma explanação por parte da SMTU sobre as alterações no edital, que, foram necessárias devido ao novo cenário econômico de crise e com expectativas de gerar emprego, renda e arrecadação. A readequação também foi feita atendendo sugestões e recomendações do trade turístico. Após algumas análises na reunião, os presentes aprovaram o novo edital, que deverá ser lançado nos próximos dias.

Na ocasião, o prefeito Reni Pereira falou sobre a importância do projeto para que o Centro de Convenções seja melhor aproveitado e citou que Foz do Iguaçu não pode esperar mais. “O edital ficou muito atrativo e vai trazer bastante competitividade; entendemos que o melhor para a cidade é o centro operando; terá muita concorrência e bastante interesse dos investidores”, disse o prefeito. “A regra é igual para todos; poderemos ter muitos concorrentes de fora e de Foz também e a melhor proposta terá que ganhar no processo licitatório”.

Licério Santos ressaltou que “isso que vem acontecendo tem sido fundamental; o esforço do segmento do turismo, do COMTUR, tudo está sendo feito deverá ter continuidade, para que tenhamos este ano mais essa meta atingida. Destaco a qualidade do pessoal da secretaria, o empenho, o interesse e a dedicação nos estudos para chegarmos a esta etapa”. E enfatizou: “o conselho prima pela legalidade; licitação é licitação e ganhe quem ganhar, será muito bem recebido pela cidade.”

O secretário Paulo Tremarin explicou sobre o trabalho desenvolvido: “a equipe técnica da SMTU realizou pesquisas com empresas que operam no mundo inteiro no segmento e também consultou as que atuam em Foz do Iguaçu, no sentido de viabilizar um novo modelo de gestão para o Ceconfi. Chegamos a um denominador comum, flexibilizando o tipo de operação, a forma de pagamento, fizemos alguns ajustes e, dessa forma, temos a certeza que teremos mais interessados participando da licitação”, afirmou. “Queremos fazer do Centro de Convenções mais um grande atrativo para o município e que possa atrair grandes eventos para a cidade; também é necessário esclarecer que as readequações não significam que o município vai ganhar menos; poderemos ter mais concorrentes, e isso deixa mais acirrada a competição e o município acaba colhendo mais divisas”, concluiu.

Para Djalma Pastorello, “essas reuniões com o COMTUR dão legitimidade a todo o processo e, o novo edital se tornou muito mais atrativo; flexibilizamos algumas coisas, e, de acordo com o estudo de viabilidade, com o novo cenário econômico do país, o retorno do investimento tornou-se muito chamativo e esperamos que as empresas de Foz do Iguaçu também participem”. “Da maneira que está sendo desenvolvido o processo, essa licitação não é para amadores; a participação deverá ser de empresas que realmente tenham conhecimento e experiência na área de eventos.” “Ressalto aqui a vontade política do prefeito Reni Pereira, pois temos que lembrar que é por esse motivo que as coisas estão acontecendo, especialmente no setor turístico”, finalizou Pastorello.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/