segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Ministério do Turismo e Sebrae apresentaram resultados do Índice de Competitividade

Pesquisa anual é aplicada pela Fundação Getúlio Vargas em 65 Destinos Indutores do Turismo Nacional



Fotos: Divulgação

Foram divulgados em Brasília (DF) na última quarta-feira, 09, os resultados do Índice de Competitividade do Turismo Nacional, estudo realizado em parceria entre Ministério do Turismo (MTur), Sebrae Nacional e Fundação Getulio Vargas (FGV), em 65 destinos turísticos indutores do país. O secretário de Turismo, Paulo Tremarin, participou da solenidade, a convite do Ministério do Turismo.

A pesquisa em Foz do Iguaçu foi realizada entre os dias 20 e 24 de julho de 2015. Foram entrevistados desde a prefeita em exercício, Ivone Barofaldi, a representantes das secretarias de Turismo, Fundação Cultural, Meio Ambiente, Fazenda, Obras e Ação Social, além de empresários do setor hoteleiro, de alimentação, do setor de receptivo, Sebrae, Conselho Municipal de Turismo e instância de governança regional. Além de entrevistas, foram realizadas visitas técnicas aos principais equipamentos e atrativos turísticos do destino, além dos terminais de chegada ao destino.

Os índices de competitividade são divididos em cinco níveis, em escala de 0 a 100. Foz do Iguaçu alcançou o índice geral situado no nível 4, cujas notas estão entre 61 e 80 pontos, sendo registrada uma estabilidade em relação ao último ano da pesquisa. O resultado da cidade é superior à média Brasil e à média das cidades não capitais. O resultado foi influenciado pelos resultados de cada uma das 13 dimensões avaliadas.

Notas obtidas por Foz do Iguaçu em 2015
Índice geral – 76,3
Marketing e promoção do destino – 88,5
Atrativos turísticos – 86,9
Capacidade empresarial – 82,7
Aspectos ambientais – 80,9
Monitoramento – 80,0
Serviços e equipamentos turísticos – 78,5
Infraestrutura geral – 77,5
Economia local – 74,8
Acesso – 73,3
Aspectos sociais – 73,3
Políticas Públicas – 70,6
Cooperação regional – 66,8
Aspectos culturais – 52,6

As dimensões com os maiores índices foram Marketing e promoção do destino, Atrativos turísticos, capacidade empresarial e aspectos ambientais, resultados que atingiram o nível 5, o mais alto de competitividade na escala utilizada.

Para o secretário Paulo Tremarin, a pesquisa tem se tornado um importante instrumento para avaliação dos destinos e principalmente para conhecer o desempenho de Foz do Iguaçu. “Mesmo com o destaque que tivemos em algumas dimensões, nós temos a oportunidade de observar os aspectos que tivemos menos pontuação e, dessa forma, vamos fazer um engajamento dentro da secretaria, em parceria com outras pastas, para conseguirmos uma maior evolução nesses aspectos, para assim, termos mais visibilidade e alcançarmos uma pontuação ainda melhor em 2016”, ressaltou o secretário.


Texto: Elaine Mota





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