sexta-feira, 24 de outubro de 2014

COMTUR debate problemas de acessibilidade no Parque Nacional

Na reunião ordinária, também foi apresentada a identidade visual do Observatório de Turismo, entre outros temas 
   
                                         Conselheiros se reuniram na quinta-feira, 23, na sede do COMTUR

O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou sua 7ª. reunião ordinária de 2014, na tarde de quinta-feira, 23 de outubro. Participaram do encontro, membros das entidades: ACIFI, AGETURFI, Assessoria Especial de Planejamento, Codefoz, Colégio Agrícola, Delegacia da Polícia Federal, Foztrans, ICVB, Instituto Polo Iguassu, FPTI, Infraero, Secretaria Municipal de Turismo (SMTU), SENAC, SINDETUR, Sindhotéis, SINGTUR e UNIOESTE. A reunião teve a participação também de representantes do Observatório Social de Foz do Iguaçu.

Inicialmente, a diretora executiva do Instituto Polo Iguassu, Fernanda Fedrigo, explanou  sobre o prêmio “100 anos do Turismo” e informou sobre o andamento dos trabalhos. “Estamos recebendo várias indicações pelo site; já temos mais de 70 indicados pela comunidade, de pessoas que construíram a história do turismo em Foz; é importante que todos se mobilizem nessa votação”. Segundo Fernanda, “a intenção do projeto é termos todos os anos um evento do setor de turismo, de congraçamento”. Para o evento de gala, a ser realizado no dia 22 de novembro no Hotel Bourbon, já estão à venda ingressos no valor de 100 reais por pessoa e que podem ser adquiridos na Loumar Turismo, no Cataratas JL Shopping. Os recursos provenientes da venda de ingressos serão revertidos para o projeto Trilha Jovem. O site para indicação das personalidades é: http://www.clickfozdoiguacu.com.br/premio100anosdoturismo.

Agenda com o governador – Licério Santos, presidente do COMTUR, destacou que durante a campanha para governador, por meio do CODEFOZ, foram ouvidos todos os candidatos com relação às necessidades do turismo. “Para o governador reeleito Beto Richa, relatamos a nossa preocupação do distanciamento, não físico, mas de ações, que têm ocorrido; no COMTUR, fizemos várias proposições, para que essas ações de mídia, de eventos, sejam conjuntas; mas, precisamos pensar no planejamento e gerenciamento do turismo do Paraná, que ele não corra por duas vias, que tenha uma mão só”, disse. Segundo Licério, “a proposta é de levarmos ao governador o que realmente nós queremos, em vez de esperarmos o que o governo vai fazer; considerando a importância da nossa atividade no município, a força econômica que temos, devemos chegar a uma proposta ideal”. Os conselheiros concordaram com a mobilização do setor e foi formado um grupo de trabalho para tratar do tema e elencar as sugestões.

Problemas no Parque Nacional – Licério relatou aos conselheiros diversas reclamações, principalmente de guias de turismo sobre as condições das trilhas das Cataratas, do elevador e do acesso ao elevador. Segundo o presidente do conselho, “dentro do contrato da concessionária, seguramente existem cláusulas de investimentos nas trilhas, na acessibilidade, na troca de elevadores, e devem ter prazos para cumprimento dessas cláusulas; o que pensamos foi primeiro tomar conhecimento desse contrato e suas exigências e fazer uma visita técnica ao parque, com alguns guias de turismo, com arquitetos, se fosse o caso, para nos manifestarmos e chamarmos o ICMBio, a Cataratas S/A; mas, do jeito que está, não dá para ficar”. Licério enfatizou ainda que “não há estrutura, no lado brasileiro, para que portadores de necessidades especiais possam realizar o passeio por completo; há um descaso com os turistas especiais que visitam a nossa cidade”.

Newton Paulo Angeli, presidente do SINDETUR, lembrou de um grupo de trabalho formado no COMTUR, e que, na ocasião, teve a participação de um técnico de segurança do trabalho, cedido pela Itaipu, gerando um documento que pode ser utilizado como “start” para a ação. O secretário municipal de Turismo, Jaime Nelson Nascimento citou que o instituto, até o ano passado, estava trabalhando em um projeto arquitetônico para as novas trilhas, e que seria interessante solicitar uma cópia do projeto e torná-lo público. Sidnei dos Reis, presidente do SINGTUR, relatou problemas que têm ocorrido com turistas nas passarelas, assim como problemas ocasionados na área do elevador em relação aos dias de chuva e sobre a falta de espaço para circulação dos visitantes.

Observatório de Turismo – Valéria Mariotti, diretora de Desenvolvimento de Turismo da SMTU, apresentou a identidade visual e o site do Observatório de Turismo de Foz do Iguaçu. “O site, ainda em desenvolvimento, deverá entrar no ar na semana que vem; o domínio é observafoz.org e vai estar hospedado no PTI; são dados estatísticos sobre o turismo de Foz elaborados desde o ano de 1989; qualquer pessoa vai poder acessar as informações e os interessados poderão fazer download de documentos e imprimi-los”, declarou.


Assuntos gerais – O secretário Jaime Nascimento informou sobre o encaminhamento de uma correspondência assinada por todas as entidades do setor de turismo, além do prefeito Reni Pereira e do CODEFOZ, sobre as questões relativas ao Parque Nacional, como as concessões, plano de manejo e transporte no parque. Explicou que a carta foi endereçada ao Ministério do Meio Ambiente, com cópia para a presidência da República, Casa Civil, Controladoria Geral da União, Ministério do Turismo e ICMBio. “Hoje, recebi uma ligação do Vinícius Lummertz, secretário nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo; ele disse que não tinha noção da amplitude dos problemas, e informou que irá agendar com o ministro uma ida nossa à Brasília, com o prefeito e autoridades do setor; o ministério do Turismo se propõe a ser o interlocutor dentro do governo federal com relação ao tema”, adiantou. Para Licério Santos, “deveríamos fazer de novo uma caravana de entidades, justamente para demonstrar que a nossa força não diminuiu e continuamos preocupados; vamos tentar fazer novamente esse esforço, para que tenhamos um peso político maior”, opinou.

Boas práticas do turismo – O secretário destacou que a SMTU recebeu uma correspondência do Ministério do Turismo informando que o Núcleo Integrado de Gerenciamento de Projetos (PROFOZ) foi indicado para compor as Boas Práticas do Turismo, que é uma publicação do ministério, SEBRAE e FGV. “Foram solicitadas mais informações sobre o núcleo e o mesmo deverá ser incluído na publicação 2014”.

Jaime Nascimento lembrou ainda que foi aprovado pela Câmara de Vereadores na semana passada a proposta da Política Municipal de Turismo, que foi aprovada pelo COMTUR. A nova lei inclui inovações que vêm sendo feitas, mas que não estavam contempladas na lei, como a Gestão Integrada, o Núcleo de Projetos, o Observatório, e foi aprovado por unanimidade, sem nenhuma contestação.

Observatório Social – O conselho debateu sobre a questão do aumento do número de vereadores em Foz do Iguaçu. A convite do COMTUR, o padre Giuliano Inzis, do Observatório Social de Foz do Iguaçu, apresentou comparativos de custeio das Câmaras de Vereadores de cidades paranaenses com o mesmo porte de Foz, sendo Cascavel, Londrina, Maringá e Ponta Grossa. Os dados revelam que Foz do Iguaçu tem uma posição desproporcional em relação às outras cidades, com orçamentos superiores. Para Licério, “o tema é relevante; é preciso não só discutir o número de vereadores, mas, pensar na produtividade, no custo, no porquê de aumentar ou diminuir vereadores, na quantidade de assessores, no custeio desses assessores, trazer a público uma discussão maior; se forem necessários 21 vereadores, que sejam, mas que se tenha um embasamento real e produtivo para a cidade de Foz do Iguaçu”, ponderou.


Ebola – Licério Santos mostrou preocupação em relação ao ebola e informou que recebeu um convite da Câmara de Vereadores para participar de uma reunião de uma comissão que estava tratando do assunto. “Fui com o propósito de colaborar e para que o turismo participe dessas discussões, e para que não haja divulgação de notícias antes da hora ou de maneira equivocada”. “Reivindicamos que o COMTUR tivesse uma cadeira na comissão e foi aceito, e, desta forma, teremos uma participação mais efetiva”, finalizou.

A próxima reunião ordinária do COMTUR está agendada para o dia 20 de novembro. O conselho está localizado na Avenida das Cataratas, no Centro Municipal de Turismo, em frente ao Hotel Bourbon.

Texto e fotos: Elaine Mota




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/