sexta-feira, 28 de abril de 2017

Prefeita e Chico Brasileiro participam de reunião do COMTUR

Durante o encontro, foram abordados os novos rumos do turismo na nova gestão, que começa dia 1º de maio











Texto e fotos: Elaine Mota
O Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) realizou uma reunião extraordinária, na manhã de quinta-feira (27), com a participação do prefeito eleito, Chico Brasileiro e da prefeita interina, Inês Weizemann, além do secretário de Turismo, Lourenço Kurten, do presidente do COMTUR, Felipe Gonzalez, do vice-presidente do Fundo Iguaçu, Gilmar Piolla e demais membros do colegiado.

Primeiramente, o comandante da 3ª. Companhia de Turismo do 14º Batalhão da Polícia Militar, tenente André, fez um balanço sobre as atividades desenvolvidas no período de 1º de agosto de 2016 a 20 de abril de 2017. Segundo os dados apresentados, o efetivo atual conta com 23 policiais militares, com 6 viaturas, sendo duas Renault Duster, um módulo móvel e 3 motocicletas. As áreas de atuação são nos pontos turísticos, aeroporto, módulo da Avenida Brasil e a sede da companhia, na Avenida das Cataratas. Foram ao todo 56 ocorrências em regiões distintas da cidade, em 8 meses de atuação. 

O presidente do COMTUR, Felipe Gonzalez, enalteceu a conquista da Companhia de Turismo para Foz do Iguaçu e agradeceu pelo trabalho realizado. Gonzalez agradeceu também a presença da prefeita interina Inês e do prefeito eleito Chico Brasileiro, por prestigiarem o setor de turismo. Com a palavra, Inês Weizemann disse que estava se despedindo dos diversos setores. “É uma despedida de mais uma etapa, e importante é saber que os propósitos foram cumpridos; as coisas estão caminhando; conseguimos fazer uma transição na prática e sou grata a toda equipe”. Inês informou que aceitou o convite para assumir a pasta da Saúde, agradeceu a todos e ao secretário Lourenço Kurten. 

Chico Brasileiro agradeceu ao COMTUR e toda a sua representação. “Agradeço também à prefeita Inês, pela condução desses 4 meses que foram fundamentais para que pudéssemos preparar a cidade para o seu futuro. Sinto que a cidade já começa a buscar um momento novo, um otimismo. Todos nós temos uma contribuição a dar e o poder público tem o dever de liderar esse processo”. “Estamos com um olhar especial para o turismo e queremos que nossa jornada seja participativa, que possamos ouvir os segmentos organizados, que respeitemos aqueles que estão no dia a dia vendo as dificuldades do setor”. 

“Estamos em um processo de construção de equipe e queremos que, da mesma forma que o turismo fez a gestão integrada, que é algo de sucesso nacional, desejamos também que a cidade pense em algo harmônico, que possamos pensar em várias áreas de desenvolvimento como algo comum, que se relacionam. Estamos desenhando isso com bastante diálogo e contamos com a ajuda do Gilmar Piolla, que está contribuindo com a sua experiência, e com opiniões de outras entidades, enfatizou Chico Brasileiro.” 

Itaipu – O prefeito eleito disse ainda que “pensar o turismo sem a Itaipu, é difícil”. “Então, queremos que a Itaipu seja grande parceira do município, como foi até agora. Quero que todo o nosso secretariado compreenda a importância do turismo. Temos rumos, diretrizes, gestão e o poder público vai estar alinhado com esse pensamento para que nossa cidade possa progredir cada vez mais”, finalizou Chico Brasileiro. 

Lourenço Kurten, que está deixando o cargo de secretário de Turismo, agradeceu à prefeita Inês, assim como ao COMTUR e a todos os seus membros. “Quando assumi, tudo que buscamos na prefeitura, de recursos, de condições a curto prazo, foram conseguidos; tivemos alguns problemas, como equipamentos, estrutura, mas que delongam mais tempo para soluções”.  

Alguns conselheiros se pronunciaram, colocando as entidades à disposição do prefeito Chico Brasileiro, para o que for necessário. Também foram feitas sugestões a respeito da concessão de alvarás de eventos que são realizados na cidade, muitos dos quais trazem grande número de visitantes à Foz e necessitam de agilidade do setor público para viabilização.

Gilmar Piolla comentou sobre o processo de construção da pasta do Turismo, que vai trabalhar de forma mais ampla, integrada com outros setores da economia. “É necessário fortalecer outros segmentos, como o comércio, a indústria, produzir o que consumimos nos nossos estabelecimentos, em toda cadeia do turismo, e incluir os projetos estratégicos da cidade; e, como envolvem outros setores, é necessária uma costura mais ampla, para que haja um entendimento e um respaldo também dessas outras instituições.”

Felipe Gonzalez deu um voto de apoio à gestão que se inicia. “Certamente, será mais um passo que nós estamos buscando ao longo desse período profícuo da gestão integrada do turismo, dessa participação efetiva do COMTUR; então, momentos importantes virão, visando fortalecer a geração de emprego e renda que os diversos setores são capazes de produzir”, declarou o presidente do conselho, em nome das 32 instituições que o compõem.

Eleição  Ainda dentro da pauta da reunião extraordinária, foi informado que o rito da eleição do COMTUR será passado por e-mail aos membros do conselho, estipulando a data limite de 15 de maio para apresentação de chapas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/