sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Turismo e Meio Ambiente recebem Missão Técnica Internacional

A missão é uma realização da Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe (ONWARD)

Grupo foi recebido pela secretária de Meio Ambiente, Ana Biesek e pelo técnico da Secretaria Municipal de Turismo, Leandro Heineck 











Texto e fotos: Elaine Mota

Foz do Iguaçu está recebendo esta semana uma Missão Técnica Internacional, promovida pela Organização para o Desenvolvimento da América Latina e Caribe (ONWARD). A missão conta com 35 representantes de 8 países, sendo 7 da América Latina e um africano de língua portuguesa. São prefeitos, vereadores, deputados e gestores públicos de municípios localizados nos seguintes países: Colômbia, Costa Rica, Peru, Equador, Argentina, Panamá, Brasil e Angola.

As autoridades já realizaram visitas à Itaipu Binacional, momento em que conheceram o Programa Cultivando Água Boa; visitaram também as Cataratas do Iguaçu e o Parque das Aves. Nesta sexta-feira, (17), os membros da missão foram recebidos pela secretária de Meio Ambiente, Ana Biesek e pelo chefe da Divisão de Planejamento e Projetos Turísticos da Secretaria Municipal de Turismo, Leandro Vandré Heineck, na sala de reuniões do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR).

Além dos representantes dos diversos países, acompanham o grupo o presidente internacional da ONWARD, Félix Gonzalez Polar e o diretor da ONWARD e administrador regional do bairro Pinheirinho, em Curitiba, João Luiz Cordeiro. Participou também do encontro o chefe do Núcleo Regional de Cascavel, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Manoel Marcio Chaves, que falou sobre a Agricultura no Estado do Paraná.

Leandro Heineck proferiu uma palestra sobre Turismo e Sustentabilidade em Foz do Iguaçu, citando as melhores práticas desenvolvidas na região e a importância da questão ambiental no desenvolvimento turístico da cidade. Já a secretária Ana Biesek explanou sobre experiências ambientais que estão sendo realizadas em Foz do Iguaçu, com foco no plano de gerenciamento de resíduos sólidos.

Troca de experiências – Segundo o presidente internacional da ONWARD, Félix Gonzalez Polar, “o principal objetivo do encontro é o intercâmbio, a troca de experiências em matéria de desenvolvimento local e gestão pública. São 35 pessoas que vêm de 8 países, sendo que todos são gestores públicos, em busca de boas experiências, boas ideias, para que possam levar aos seus países para complementar seus trabalhos.”

Segundo o diretor João Luiz Cordeiro, “é importante para o Estado do Paraná receber esse grupo, para que esse intercâmbio seja cada vez maior, pois fomenta o turismo;  ontem estivemos nas Cataratas e Parque das Aves e eles ficaram maravilhados com o que viram”, disse. “O que eles estão levando do Brasil são experiências que eles podem realizar na suas governanças; na conversa que já tivemos, o grupo já tem subsídios para implantar atividades nas cidades em que são administradores, prefeitos, vereadores, deputados, ou pessoas que trabalham na área de turismo dos seus municípios”, explicou.

Ana Biesek comentou sobre os assuntos abordados durante o encontro: “falamos sobre a coleta seletiva de lixo, sobre o lixão, como era desde que foi implantado até o momento, e também um projeto da secretaria de torná-lo energeticamente sustentável e, dessa forma, abranger a coleta seletiva de lixo, que é um dos nossos projetos-piloto”. A secretária informou sobre os planos da sua pasta. “Vamos começar a trabalhar fortemente em um processo de educação ambiental, que é a base, o princípio, para que as pessoas tenham conscientização sobre a destinação do lixo. Vamos começar pela Vila C, depois Vilas B, A e vamos abrangendo toda a cidade”. “Assim, consequentemente, nós vamos conseguir diminuir a quantidade de lixo, de materiais, de resíduos a serem colocados no aterro sanitário e, dessa forma, os catadores de materiais reciclados conseguirão fazer a separação e o uso desses materiais, gerando mais economia para esses trabalhadores”, declarou.

Mutirão no Porto Meira – A secretária fez um convite para o grupo estar presente no “Mutirão Cidade Limpa”, que será realizado no Porto Meira neste sábado, a partir das 8 horas da manhã, com concentração no Parque Remador e que se estenderá até às 18 horas. “Será o segundo mutirão; o primeiro foi na Vila C; teremos roçadas, podas de árvore, tapa-buracos, coleta seletiva, e recolhimento de entulhos de construções”, comentou Ana Biesek.

ONWARD – É uma organização não-governamental, apartidária, sem fins lucrativos, com personalidade jurídica, criada oficialmente em vevereiro de 2002 por iniciativa dos gestores públicos e desenvolvimento técnico na América Latina e a entidade internacional Caribe. A organização tem como missão promover o intercâmbio de experiências bem-sucedidas em questões locais de desenvolvimento sustentável. Capacita autoridades locais, gestores de questões de desenvolvimento públicas, privadas e não-governamentais em tecnologias de desenvolvimento local, bem como na concepção, desenvolvimento, implementação, gestão e pesquisa para financiar projetos de desenvolvimento. Promove a pesquisa acadêmica e aplicação dos resultados na prática do desenvolvimento. Cria alianças estratégicas e parcerias público-privadas, que permitam a viabilidade dos projetos de desenvolvimento local na América Latina e no Caribe.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitura Municipal

Prefeitura Municipal
http://www.pmfi.pr.gov.br/